O QUE É RELIGIÃO?


Somos incluídos em uma religião a partir do momento em que nascemos. Na maioria delas existe algum ritual com o recém-nascido para garantir, junto a Deus (ou aos deuses), proteção, saúde ou prosperidade. Esses rituais se estendem por toda a nossa vida. Batismos, ritos de passagem, iniciações, etc. E, como crescemos com isso, achamos normal. E quando achamos algo normal, não perguntamos o porque.


O que é Religião? Para que ela existe? Porque existem tantas diferentes? São perguntas que todos devem se fazer.

De acordo com o dicionário, religião significa “reunião dos princípios, crenças e/ou rituais particulares a um grupo social, determinado de acordo com certos parâmetros, concebidos a partir do pensamento de uma divindade e de sua relação com o indivíduo”. Isto quer dizer que cada grupo social tem suas próprias crenças e rituais ditados por uma divindade. Como antigamente os povos não tinham muito contato entre si, cada região criou suas próprias regras de acordo com o contato estabelecido com seu deus ou seus deuses específicos. Essas regras eram passadas ao povo pelos governantes e que deveriam ser seguidas sem questionamentos (pois não se questiona Deus!), sob ameaça de punição divina no caso de descumprimento ou promessas de bênçãos, caso as regras fossem obedecidas à risca.

Essa é a base das religiões mais antigas. Serviram muito bem para controlar e guiar a humanidade rumo a comportamentos mais éticos e a uma moral mais polida. Ou seja, serviu para domesticar o homem, torná-lo cordeiro de Deus.

Hoje as religiões ficaram mais complexas e sutis, não se limitando a regiões, mas também a tipos de personalidade. Há atualmente cerca de 300 religiões no mundo. E podemos acrescentar algumas que não são consideradas como tal, por exemplo, o capitalismo e a ciência. O ateísmo também pode ser definido como uma religião, pois existe a crença na não existência de Deus e no acaso criador. Tanto que quando perguntamos a um ateu qual a sua religião a resposta é “Sou ateu!”.


Não quero desqualificar as religiões, elas são importantes para certos graus de consciência, quero somente colocá-la no seu lugar. Ela é apenas guia no caminho para um contato direto com a espiritualidade, apenas um guia. Ela é o mapa, e como mapa, é uma representação imperfeita e limitada do território. Não podemos negar sua utilidade, principalmente na antiguidade, mas não podemos negar também suas limitações, principalmente nos dias atuais.

---------- Bruna Pinto

VEJA TAMBÉM


Comentários

Postagens mais visitadas