AUTOCONHECIMENTO

Aquele que você mostra ser para as pessoas é o mesmo que você enxerga quando olha no espelho?E aquele que você vê no espelho é o mesmo que está aí dentro? 

Todos nós representamos papéis, vários papéis, durante o dia. A mãe carinhosa, o trabalhador sofrido, o velho jovem, o adolescente rebelde... Fazemos isso para despertar algum sentimento em quem nos observa. Pode ser que muitos desses “personagens” sejam inconscientes ainda mas, com certeza, temos consciência de alguns. Quem nunca deu um sorriso falso? Hein?

O que você faria se não existissem punições e nem recompensas pelos seus atos? A maioria de nós faria algo que hoje é considerado ilegal ou desonroso. A humanidade é como uma criança, não conhece ainda seus limites, nem suas potencialidades, precisa de um controle externo. Se não existissem leis, a espécie humana estaria fadada à quase extinção. O mundo seria uma loucura, não acha? Como não tem autodomínio, foram inventadas diversas maneiras de condicionar seu comportamento e com isso exercer poder sobre nós. Repressão, medo, recompensas... só para citar algumas. Nesse condicionamento só os limites são estimulados, as potencialidades individuais não interessam, pois seriam um empecilho para o exercício do poder, para o controle.
Como temos a necessidade de aceitação, de fazer parte do grupo, às vezes, deixamos de ser nós mesmos para agir de acordo com o esperado social, ou religioso, ou familiar (nos deixamos condicionar). Acontece que algumas pessoas são mais seguras de si, sabem das suas potencialidades e não conseguem vestir tantas máscaras, ficam sufocadas. O controle externo não tem poder sobre elas. Conseguem, até certo ponto, ser elas mesmas. Mas pagam o preço da exclusão e dos rótulos impostos. Rebelde, zen, insolente, de esquerda, de cima, de baixo...de uma porção de coisas. Até de loucas. E, não suportando viver em um ambiente desses muitos enlouquecem mesmo e, quase todos vivem sozinhos. Consultando a história temos vários exemplos de pessoas que ousaram ser elas mesmas e dizer a verdade, ou fazer o que devia ser feito, e acabaram internadas ou, não raro, mortas. Grandes personalidades frequentemente são excluídas da sociedade.
Somente pessoas forte conseguem ser realmente boas, pois assim nada pode corrompê-las. Nem o medo, nem dinheiro, nem a morte... nada...

Vamos fazer um exercício de imaginação: imagine que não existissem leis, nem punições divinas, nem recompensas por boas ações, você seria aceito da forma como é. Você poderia fazer qualquer coisa – qualquer mesmo – e continuaria tudo bem. O que você faria? Quem seria você?
E então, esse que você imaginou é muito diferente de você real? Qual foi seu sentimento? Gostou do que viu, ou não? Gostaria de mudar?

Ramana Maharshi nos ensina um bom exercício para acharmos nosso verdadeiro “eu”: procure um lugar calmo, onde não será interrompido, e fique quieto. Se pergunte “quem sou eu?” virão algumas respostas “sou a Bruna” por exemplo, não aceite essa resposta e se pergunte novamente “quem sou eu?” respostas como “sou um engenheiro”, “sou um cidadão”, “sou da Terra” surgirão sucessivamente, não as aceite e continue a se perguntar. Quando não conseguir mais encontrar respostas, significa que seu ego desistiu de se impor e ficou quieto. Continue em silêncio e observe o acontece. Você retirou todas as máscaras, tirou todo o peso dos rótulos, você está leve. Mantenha essa leveza e entrará num estado de plenitude. Para Ramana Maharshi esse é você.

Faça esse exercício e se livre das amarras sociais, viva como o ser pleno que você é. 


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

POSTAGENS RELACIONADAS:
você também pode procurar por assuntos da sua preferência na barra de assuntos, na parte superior da página ou clique aqui http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/search/label/autoconhecimento


CAMINHO SOLITÁRIA EM BUSCA DE MIM MESMA
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/10/caminho-solitaria-em-busca-de-mim-mesma.html









O SAGRADO FEMININO E A TPM
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/11/o-sagrado-feminino-e-tpm.html








A SÍNDROME DO SUJEITO NORMAL
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/11/existe-uma-doenca-quee-tao-antiga.html

Comentários

Postagens mais visitadas