O QUE É ESPIRITUALIDADE?


Para entender o que é espiritualidade precisamos conhecer a história desta palavra. A expressão “espírito” era usada desde os povos primitivos e significava aquele algo que controla os fenômenos naturais – espírito da chuva, do trovão, do fogo, etc. Esse nome era dado a algo que estava além da visão e do conhecimento. 




Com o tempo e o desenvolvimento das culturas, foram surgindo deuses e outras entidades que tomaram o controle e o comando da natureza, do tempo, da criação e da destruição. Com isso os “espíritos” foram rebaixados a meros homens desencarnados ou seres elementais que habitavam as paisagens naturais. Criou-se também um outro mundo onde estão estes seres que ninguém vê, ou quase ninguém, e para onde vamos após a morte.
Desde sempre existiram videntes, pajés, oráculos, mestres, ou seja, pessoas que tem contato com esse mundo dos espíritos, e foram estas pessoas que escreveram todos os livros considerados sagrados das diversas culturas e civilizações que existem e já existiram. Religiões foram criadas a partir deles. Rituais e leis foram estabelecidas para ajudar as pessoas que não tinham esse contato direto, a saber de onde vieram, porque estão aqui, para onde vão após a morte, porque as coisas são como são, de onde veio tudo isso, qual o melhor caminho a seguir, qual a conduta mais adequada, etc. As intenções eram boas, foram criados caminhos para que todos alcançassem esse conhecimento direto, face a face, com o espiritual, com o divino. Mas o ser humano tem a mania de querer tudo “mastigado” e geralmente opta pelo que for mais fácil e, por isso, se apegou aos ritos e regras como forma de salvação, se esquecendo da real razão. Confundiu o mapa com o território.
Portanto, hoje, quando falamos de espírito, a maioria das pessoas pensa logo em fantasmas. E quando se fala espiritualidade vem rapidamente à mente a imagem de Deus e seus anjos, ou cidades astrais e uma porção de coisas do além. A espiritualidade que vamos tratar aqui não é algo que está além da visão ou além do conhecimento, nem é algo fantasmagórico. Quero trazer à sua consciência que somos espíritos, que tudo o que existe é espírito. O mundo espiritual não está lá do outro lado, ele está aqui, ele é nosso mundo. Não existe separação. Somos matéria, somos espíritos, somos natureza, somos universo. Somos um e somos todos. Ser espiritual é enxergar além das aparências, é ver com os olhos da alma.



Assim como a Humanidade é o conjunto dos seres humanos, a Espiritualidade é o conjunto de tudo aquilo que é espírito, ou seja, tudo! Desde o átomo ao anjo, tudo é espírito. Desenvolver a espiritualidade é desenvolver a habilidade de enxergar sua própria natureza e, com isso, estabelecer contato direto com tudo o mais que existe, inclusive Deus.


--------- Bruna Pinto


VEJA TAMBÉM








Comentários

Postagens mais visitadas