DESPERTAR É SÓ O PRIMEIRO PASSO

A imagem que eu tenho é que o mundo parece um grande formigueiro. Bilhões de formigas trabalhando o tempo todo, indo para lá e para cá, em um movimento sincronizado. Cada uma cumprindo com sua função sem questionar se isso tudo tem algum sentido.


O despertar acontece quando você percebe que, apesar de parecer, você não é uma formiga e que o mundo não é um formigueiro. 
Você percebe que nada daquilo, que antes era tão comum, faz sentido. 



Mas e agora? Você descobriu que não é aquilo que pensava ser, mas  os outros a sua volta, não. Como ser humano em um mundo de formigas?

O famoso despertar, muito falado ultimamente, é apenas o primeiro passo. Ou melhor, ele está antes do primeiro passo. Você acordou, como de um longo sono, só isso...muitos passos precisarão ser dados, a jornada está somente começando – e é longa!
É comum quando se percebe uma “não-formiga” ficar um pouco incomodado, sem rumo. Continua fazendo o que fazia, muda tudo ou não faz nada? Você está como aquela formiga que pára no meio do caminho. Todas as outras vão trombar e se atrapalhar, a fila vira uma confusão. Igualmente um carro que pára no meio de uma avenida movimentada. O despertar cria o caos tanto para você quanto para os outros. Mas não se preocupe, se você não se movimentar as formigas logo logo ajeitam outra fila e te esquecem.  Só cuidado  só para não ficar parado por muito tempo,  pois a vida é movimento. Em algum momento sua jornada terá que começar.
Não é nada fácil. Você está desperto mas tem um emprego de formiga, tem uma família formiga para cuidar, amigos...o que fazer?
A frase de Jesus faz mais sentido agora: “Esteja no mundo, mas não seja do mundo”. Ou seja, não tem como evitar viver como formiga, mas sem esquecer de que não é uma. Cumprir com suas obrigações de formiga é necessário, mas agora existe outra gama de coisas a fazer.


Jesus é um grande mestre, um exemplo a ser seguido, um caminho para os despertos. Ele indica algumas ações para iniciar essa jornada: 

- Se reconciliar com seu irmão;
- Perdoar quantas vezes forem necessárias;
- Não se preocupar com o futuro. Viver um dia por vez;
 - Amar a todos, inclusive aqueles que não te fazem o bem;
- E muitas outras.


É legal seguir os passos dos grandes mestres, mas cuidado para não virar uma formiga religiosa – o que é muito comum. Lembre-se, todos os ensinamentos estão dentro de você. Os Mestres servem somente para iluminar aquilo que estava escondido no seu coração. Você é seu melhor guia, siga seu próprio caminho. E, nesse caminho, ajude outros a despertar. Não é uma caminhada fácil, é preciso disciplina e dedicação, mas é muito gratificante.

Acordou? Agora vamos caminhar.

------------ Bruna Pinto

Leia também

O INEVITÁVEL DESPERTAR E AS ARTIMANHAS DO SISTEMA






CAMINHO SOLITÁRIA EM BUSCA DE MIM MESMA





A ÁRVORE DO PODER ESPIRITUAL

Comentários

  1. pena que eu não sei escrever para falar com você. eu acredito que seria incrível conversar com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Formigadeferro, tudo bem? Desculpa a demora em responder, tem alguns comentários que passam despercebidos. Será um prazer bater um papo com vc. Tenho certeza que sabe escrever o suficiente para expressar suas ideias. Vamos bater um papo! Abraços.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas