O SEGREDO DA VIDA



Sempre que falece algum parente ou alguém próximo fico pensando sobre a morte e seu significado.

Ao longo da vida fui construindo minha teoria sobre a morte de acordo com experiências vividas e conhecimentos teóricos adquiridos. Para mim, hoje, morrer nada mais é que uma passagem, uma transição obrigatória, para outro lugar. Alguns falam de outra vida, o que fica parecendo que acaba uma aqui e começa outra lá, mas não é o que acontece. A vida não termina, você não deixa de ser você, só muda o contexto.
A vida aqui é uma escola. Acabando o ano, ou o curso, precisamos voltar para casa e planejar o futuro. No caso de não nos empenharmos bastante nos estudos ou dificultarmos os estudos de outras pessoas, seremos retirados da escola e convidados a repetir o ano. De qualquer forma precisaremos voltar pra casa.
A morte é o fim de um ciclo e começo de outro. A vida não acaba nunca. Na minha visão esse viver e morrer pode ser um círculo, sempre voltando ao mesmo lugar, ou uma espiral ascendente que vai se expandindo, sempre ampliando, até que essas voltas não sejam mais necessárias. Quando isso acontecer passaremos a viver no eterno agora. Sem tempo ou espaço, sem eu ou você, ou Deus.
Hoje muitos já tem um pequeno vislumbre dessa unidade. Já sabemos que somos todos um, mas ainda existem muitos véus cobrindo nossa visão. Nesse ir e vir de vivências, esses véus vão caindo, se assim desejarmos, e a visão do caminho vai ficando cada vez mais clara, vamos percebendo cada vez mais a unidade que somos nós.
Não tenho medo de morrer. Tenho um pouco de receio da dor ou do sofrimento de ficar doente ou coisa parecida, mas tenho certeza de que tudo o que me acontecer foi eu que fiz, eu que procurei, que planejei ou permiti. Então aceito o que vier, pois tudo serve de experiência.
Pelo nível de consciência e a forma da morte, pode ser que esse parente não vá para um lugar melhor ou para junto de Deus, como é costume dizer. Talvez ele precise voltar e trilhar novamente esse caminho e que a família sinta um grande peso com essa perda e precise carregar parte do fardo que o tal deixou para trás. A dificuldade em aceitar a morte vem do não entendimento do que é a vida e a morte, e também em reconhecer que não há castigo, só consequências.


Portanto desejo a todos vocês uma boa vida letiva, que saibam aproveitar as oportunidades para que, no final, todos passem para a próxima etapa.

E ASSIM, UM DIA, NÓS QUE SOMOS SIMPLES RIOS, NOS ENCONTRAREMOS NO GRANDE OCEANO.


---------- Bruna Pinto


Leia também


SE VOCÊ DESCOBRISSE QUE TEM POUCO TEMPO DE VIDA, O QUE FARIA?


MALDADE OU DESPREPARO?




Comentários

  1. Correto, pouco e sem falhas. Para quem teve o esforço de crer saber. Levar esse tempo todo para descobrir isso não está mau. Á muitos que pensam mas não acreditam, muito bom ter reparado e partilhado. Parabéns ao tempo dedicado e partilhado para que outros reparem também. Namastê irmã de luz, esperemos que mais gente repare para não sofrerem tanto com os que se vão, muitos acabam por se matar também por não suportarem o sofrimento por não entenderem. Siga em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ter uma noção para estarmos preparados para quando for a nossa vez também. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas