LOUCO OU BUDA?



Quando estamos cheios de energia, precisamos extravasar. Quando nossa energia está transbordando, somos criativos. A criatividade acontece devido à energia que não cabe mais no corpo, é preciso colocá-la pra fora.
Na sociedade em que vivemos esse “colocar pra fora” não é bem visto e é até reprimido. Tanto que a cada dia, mais e mais crianças estão sendo diagnosticadas como sendo portadoras de um montem de distúrbios comportamentais, como a hiperatividade ou o transtorno opositor desafiador. E o pior, estão sendo medicadas para ficarem calminhas. Ficar “calminha” aqui significa “seguir as regras”. Acontece que a maioria delas não tem transtorno algum, são só crianças, e crianças são seres cheios de energia e, portanto, criativas, alegres e barulhentas. E opositoras. Não gostam de seguir regras ou rituais, eles são chatos, não usam da criatividade.
Adultos com esse perfil de energia transbordante são considerados excentricos e/ou loucos. Pessoas muito inteligentes e criativas, frequentemente enlouquecem. Mas há outro caminho além da loucura, há uma saída: a Iluminação. Osho disse “se Nietzsche tivesse se entregado à meditação teria se tornado um buda”. Os hospícios estão cheios de budas em potencial. Podemos dizer isso para os artistas e para os criminosos. Só pessoas medíocres conseguem permanecer sãs.
É mais fácil um assassino se iluminar do que uma pessoa “comum”, pois eles já tem a energia necessária. O homem comum, o Zé Ninguém de Reich (veja essa postagem), estão como que adormecidos, anestesiados.
Tem uma passagem interessante no livro do Osho “A Semente de Mostarda” que conta a seguinte história:

Valmiki era dacoit, um assassino, vivia de matar. Um instante aconteceu -- ele se iluminou.


Um Iluminado estava passando e Valmiki, o assassino, um homem que vivia de roubar, assaltou-o. O Iluminado disse a Valmiki:
- O que você quer?
Valmiki disse:
- Vou roubar tudo o que você tem.
O Iluminado disse:
- Se você poder fazer isso, ficarei feliz, porque tenho algo mioto interno; roube-o e será bem vindo!
Valmiki não entendeu, mas disse:
- Estou me referindo somente as coisas exteriores.
O Iluminado disse:
- Mas eles não ajudarão muito. Por que você está fazendo isso?
Valmiki respondeu:
- Pela minha família, por causa dela -- minha mãe, minha mulher, filhos -- se eu não fizer, eles morrerão de fome; e eu só sei fazer isto.
O Iluminado disse:
- Amarre-me em uma árvore de um modo que eu não possa escapar, e vá dizer a sua mãe, à sua esposa e a ás crianças que você está pecando por eles. Pergunte-lhes se estão prontos para compartilhar do castigo. Quando você estiver diante de Deus, quando chegar o juízo final, estarão prontos para compartilhar o castigo?
Pela a primeira vez, Valmiki começou a pensar. Disse:
- Você deve está certo, irei perguntar a eles.
Voltou para a casa, perguntou a sua mulher e ela respondeu:
- Porque eu deveria dividir o castigo contigo? Não fiz nada. Se você erra é responsabilidade sua.
Sua Mãe lhe disse:
- Porque deveria compartilhar? Sou sua mãe, é seu dever me alimentar. Não sei como conseguir pão. A responsabilidade é sua.
Ninguém estava pronto para dividir o castigo -- e Valmiki se converteu. Voltou,caiu aos pés do Iluminado e disse:
- Dê-me agora o interno, não estou interessado no externo. Deixe que eu seja um ladrão do interno. porque entendi que estou só e qualquer coisa que eu fizer, a responsabilidade será minha, ninguém irá dividí-la comigo. Nasci só e morrerei só. Tudo que fizer será minha individual, pessoal responsabilidade; ninguém irá compartilhar comigo. Agora tenho de olhar para dentro e descobrir que sou eu. Acabou! Acabei com tudo aquilo que fazia!



Este homem foi convertido em um segundo.

Portanto minha gente, deixem suas crianças serem crianças. Insentive sua criatividade, não lhe imponha tantas regras. Deixem seus artistas se expressarem, ajudem aos criminosos a converterem sua energia para coisas produtivas. Assim teremos uma sociedade transbordante. Uma terra de budas!

----------- Bruna Pinto

Talvez também goste:

O VISIONÁRIO NO MUNDO DOS CEGOS

ACORDA! PARE DE SOBREVIVER E VIVA

SEGUINDO SEU CAMINHO

Comentários

Postagens mais visitadas