AS LIÇÕES DE NARUTO



Por acaso você já chegou à conclusão de que “o mundo está ao contrário e ninguém reparou”? Se sim, o que fazer daí em diante? Como fazer as pessoas enxergarem a realidade e trabalharem por um mundo diferente?
Naruto ainda não achou a resposta, mas ele não se deixa abater por isso. Ele vai encontrar, custe o que custar. Você deve estar pensando: Naruto...aquele anime japonês? Sim, o próprio! É o desenho animado infantil mais interessante que já vi. Pena não ter assistido quando criança, mas talvez eu não entendesse suas lições como agora. Super recomendo. Passe para seus filhos e veja você também. Você encontra no Youtube e na Netflix. Mas comece do começo, para entender os detalhes da história, e siga até o final da série. Não irá se arrepender.
Naruto é um garoto órfão que vive em um mundo pós-guerra. Ele é super do bem, mas dentro dele está selado – trancado - um grande poder maligno. Por esse motivo ele é desprezado por todos da vila e vive sozinho durante boa parte da sua infância. Ninguém confia nele e não querem que seus filhos convivam com “aquela” criança. Por querer ter amigos e ser notado pelas pessoas, ele sempre se mete em confusão. Até que um dia, um professor o enxerga como um bom menino, acredita e confia no seu potencial como pessoa, e isso muda sua vida. Ele percebe que tem saída para a dor, que o mundo não é, de todo, mau. A partir daí se desenrola uma história cheia de lições sobre amizade, família, superação, persistência e confiança. Com sua história de vida e sua personalidade empática ele ajuda diversas pessoas que estão “perdidas” em sentimentos contraditórios a enxergar a luz, a ver que no mundo ainda existe esperança e bondade.
Agora, adolescente, seu objetivo de vida ficou complicado: mostrar que vingança não traz paz. Mas quase ninguém o entende, ainda existe muito ódio e busca por poder. Como fazê-los acreditar que é possível um mundo onde as pessoas confiem umas nas outras, sendo que, no momento, a palavra de ordem é guerra?
As pessoas querem a paz, buscam por ela, até lutam por ela, mas não percebem que do jeito que estão fazendo só perpetuam o medo, o ódio e a vingança.
Por acaso, notaram alguma semelhança com nossos dias, com nosso mundo “real”? Todos queremos a paz, mas o que fazemos para alcançá-la? Geralmente guerreamos. A humanidade adora uma guerra. Guerra contra o terrorismo, guerra contra as drogas, guerra contra a pedofilia, contra a homofobia, racismo, contra desigualdade. A guerra não tem fim. Chegamos ao ponto de achar que a vida é uma luta!
Violência só traz mais violência. Vingança traz mais vingança. Estamos dentro de um círculo vicioso. Lutamos pela paz e isso já é uma contradição nas palavras.
Mas, se o mundo está em guerra e não é lutando que traremos a paz, o que fazer então? Existe a opção de parar de lutar? Em um certo diálogo alguém diz que não existe esperança de paz para esse mundo amaldiçoado e Naruto responde: “então eu vou quebrar essa maldição!”. Tenho certeza que ele não vai desistir de procurar uma saída. Ainda não descobriu (pelo menos até onde eu vi) e, confesso que estou ansiosa para saber como vai ser. Acredito que tem algo a ver com a atitude de cada um. Vou continuar assistindo e ver se descubro e aplico à minha vida.

O mundo precisa de mais pessoas como o Naruto. Assista também, vale a pena!


-------- Bruna Pinto

LEIA TAMBÉM

FILMES QUE IRÃO MUDAR A FORMA COMO VOCÊ ENXERGA A REALIDADE

Comentários

Postagens mais visitadas