VOCÊ SE ACHA PODEROSO?

Você tem o poder? Você é dono da verdade e da razão? Está acha acima de todos? Ninguém está à sua altura?

QUE DOCE ILUSÃO!

Por acaso você já esteve no meio de uma tempestade? Ou talvez de um terremoto? Furacão? Pelo menos viu as cenas dos tsunamis que já ocorreram? Ainda assim você se acha poderoso? Que poder te salvará da fúria da natureza?

Ela é tão poderosa que pode ser sutil e ainda assim destrutiva. Secas, pestes, o próprio sol...
Você se acha tão grande e independente que nunca parou para pensar que depende da natureza para tudo, das mínimas às grandes coisas. Já reparou que você respira desde o momento que nasceu e que até hoje não lhe faltou o ar? E a água, a comida, suas roupas, o dinheiro que você gosta tanto, de onde vem?
Eu sei sua resposta, está na ponta da língua. Vai dizer que a natureza é sua serva, você é a grande obra prima e que tudo o que existe está aqui para te servir...
Mas eu digo, uma coisa é realmente bem grande, o seu ego. Você acha mesmo que a Terra precisa de você, ou de qualquer um de nós, para continuar existindo? Eu tenho quase certeza que ela estaria bem melhor sem a gente. E é por ser tão poderosa que nos deixa tão à vontade. Raul criou uma frase que diz: “o planeta como um cachorro eu vejo, se não aguenta mais as pulgas, se livra delas com um sacolejo”. NÃO PASSAMOS DE PULGAS. Pequenos habitantes de um organismo muito maior.

Não estou, com isso, descartando nossa utilidade. Acredito que tudo o que existe tem um propósito. Estou dizendo que é um disparate tremendo pensar que o propósito da humanidade é dominar a natureza, e é um disparate ainda maior daqueles que tem sede de poder e acham que farão isso sozinhos, ou com um grupo pequeno, subjugando tudo o mais. Esse tipo de pensamento egocêntrico pode causar grande destruição, como já está causando. Será que não passa pela sua cabeça que destruindo está causando sua própria extinção?

Acredito que a natureza nos serve sim, assim como nós a ela. Ela cuida de nós, assim como nós cuidamos daqueles que são menores. Começando pelo nosso corpo, passando por nossos semelhantes, pelo animais, as plantas e os minerais. Com certeza já avançamos bastante na escala da evolução, mas estamos bem longe de estarmos no topo. E, ao contrário da ética humana, não chegaremos lá pelo poder ou pela violência. Para subir os degraus da evolução só uma coisa é necessária. Uma coisa simples e, ao mesmo tempo, complexa e abrangente; algo difícil para nosso grau de consciência. Só precisamos de AMOR. Amor por tudo e por todos. Sei que é muito complicado, mas podemos começar com a colaboração, generosidade, com o afeto, caridade, e por aí vai...

O planeta sobrevive sem a gente, mas nós não sobrevivemos sem ele. Então vamos descer do pedestal e colocar a mão na massa. Vamos cuidar uns dos outros e juntos cuidar dessa nossa grande casa. Somos como células no corpo da Terra, trabalhemos para não nos tornarmos cancerosas.



--------------------- Bruna Pinto



ESCUTA, ZÉ NINGUÉM






CUIDADO COM O EGO

Comentários

Postagens mais visitadas