AS 9 INTELIGÊNCIAS


Quem nunca ouviu falar no famoso teste de QI (Quociente de Inteligência)? Até a década de 80, era essa a forma de avaliar a inteligência de uma pessoa. Acontece que existem pessoas inteligentíssimas em diversas áreas e que se deram mal nesse teste. Isso porque ele só avalia uma face da inteligência humana. Hoje sabemos que não se pode avaliar a inteligência de alguém levando em consideração somente sua capacidade de raciocínio lógico.




Em 1985, o psicólogo Howard Gardner, propôs 7 tipos de inteligência e mais recentemente acrescentou mais 2. Geralmente apresentamos características de várias delas, umas mais desenvolvidas e outras menos. São elas:




- Inteligência Lógico-Matemática: Facilidade em fazer cálculos, encontrar padrões, ordem ou sequências. Inteligência avaliada nos testes de QI. Característica em cientistas e matemáticos.








- Inteligência Linguística: Facilidade em transmitir ideias e argumentar. Capacidade de improvisação e contação de histórias. Típico dos escritores e oradores.



- Inteligência Musical: Facilidade em distinguir sons, apreciar, reproduzir ou compor músicas. Nem preciso falar que compositores e músicos em geral possuem essa inteligência mais elevada.



-Inteligência Espacial: Facilidade em perceber formas, objetos ou distâncias. Capacidade de perceber o mundo visual e espacial. Natural em quem aprecia arquitetura e engenharia.




- Inteligência Cinestésica: Facilidade de coordenação corporal. Típico em esportistas e dançarinos.

 


- Inteligência Interpessoal: Facilidade em entender as emoções, sentimentos e desejos das outras pessoas. Característica de pessoa empática. Natural em professores e psicólogos.




- Inteligência Intrapessoal: Facilidade de compreender a si mesmo, de gerir e descriminar os próprios sentimentos e emoções. Filósofos e religiosos.




- Inteligência Naturalista: Facilidade em reconhecer as espécies animais e vegetais e interagir com elas. Pessoas com essa inteligência geralmente se tornam zoólogos, biólogos, ambientalistas ou se envolvem em causas ecológicas.





- Inteligência Existencialista: Essa é a mais recente das inteligências proposta. Implica na consciência de si no universo. Facilidade de perceber o Todo como sendo maior que a soma das partes. Sabe quem é, de onde veio e para onde vai.


Com esse conhecimento, agora vamos pensar duas vezes antes de falar que alguém não é inteligente, ou pensar que não somos inteligentes, não é mesmo?

Faça uma análise de suas preferências e habilidades, e procure saber em qual, ou quais tipos, se destaca e também onde precisa melhorar. 

-------- Bruna Pinto

VEJA TAMBÉM

POSITIVA-MENTE

Comentários

Postagens mais visitadas