RELAÇÕES INSUSTENTÁVEIS



Você já viveu uma relação insustentável?
Você está vivendo uma agora? 
Ou, você já imaginou que pode estar em uma relação dessas com você mesmo?





Essas foram as perguntas iniciais da palestra de Alry Cravo sobre esse tema nada gostoso.
Para ele, e eu concordo, quando temos uma relação insustentável com alguém é porque estamos nessa conosco antes de tudo. Uma relação insustentável consigo acontece quando se gasta mais energia do que consegue gerar. Como não tem uma autonomia mínima para viver, precisa de um constante reforço externo para se sentir inteiro, não se sente digno e qualquer ofensa faz você ficar mal, entre outras coisas. Claro que existem níveis diferentes de insustentabilidade em cada um.
Quando não conseguimos sustentar nossa própria energia, necessitamos de outras pessoas. Frase comum é: “Aquela pessoa é muito feliz, vou sair com ela para me sentir melhor”.  Acontece que essas relações acabam por se inviabilizar, pois um consome a energia do outro. Mantendo relações assim pagamos com a própria vitalidade, vamos definhando ou definhando o outro, ou os dois vão se acabando. Muitos não percebem, não tem consciência, de que estão roubando a energia do outro ou que outros estão roubando a dele (a energia que nem tem!). Indignidade relacional. E, a cada vez, vai ficando mais insustentável, chegando ao nível de uma sensação de grande solidão do tipo “abandono”.
Isso pode se acontecer em qualquer tipo de relacionamento, tanto amoroso, familiar, entre amigo ou profissional. Se dão entre pessoas com algum grau de toxicidade. Pessoas tóxicas são aquelas que carregam detritos emocionais e relacionais e estão a todo tempo, ou de tempo em tempo, os jogando em cima de você. Raiva, ressentimento, mágoa, baixa autoestima, manipulação, vingança, etc. Isso tudo gera desrespeito, desqualificação, desprezo, tirania, invasão, entre outros, e pode durar uma vida inteira – muito comum em família.
Não tem como manter uma relação desta sem deixar esvair sua energia, é preciso evitar.

Mas, então, o que é uma relação sustentável?

Ela se dá quando ambas as partes se nutrem de energias saudáveis. Os detritos emocionais até existem, mas são tratados como questões a serem resolvidas. Numa relação digna tudo o que você disse NÃO vai ser usado contra você. Existem alguns requisitos básicos para uma relação saudável: mútua nutrição de energias amorosas, o maior nível de autoconhecimento possível, maturidade aliada à inteligência emocional, desenvolvimento da empatia, aceitação pacífica das próprias limitações e a aceitação do outro como ele é e não como deveria ser.

A vivência de uma relação amorosa sustentável depende da incessante manutenção do foco no afeto!

-------------- Bruna Pinto, baseado na palestra de Arly Cravo “Relações Insustentáveis”




Leia também



AQUILO QUE NÃO FALAMOS NOS ENVENENA




EDUCAÇÃO EMOCIONAL

Comentários

Postagens mais visitadas