OS 5 INVÓLUCROS - CAMINHO DA ILUMINAÇÃO - SWAMI SRI YUKTESWAR


Todos sabem da minha atração pela filosofia oriental. Fico fascinada pela simplicidade e profundidade de suas ideias. Estou lendo um livro que super recomendo a todos os buscadores, chamado “Ciência Sagrada” de Swami Sri Yukteswar. A leitura é um pouco difícil devido à nomenclatura indiana (apesar de todos os nomes estarem bem explicados), mas é justamente essa a magia do texto.
Quero dividir com você uma passagem que achei bem interessante, onde o Mestre relata a existência de 5 invólucros revestindo o que ele chama de Purusha, o Espírito Santo. Ele se reveste dessas camadas até se tornar matéria densa, para então ir se desfazendo delas até retornar ao seu estado original. Esse retorno ao estado original é o caminho para a libertação, ou seja, o caminho para a iluminação.


Pois bem, as camadas (Koshas) que revestem o Filho de Deus são:

- Primeira – CORAÇÃO: É composto das 4 ideias que são a base de toda a criação visível, o Verbo, o Tempo, o Espaço e o Átomo (sendo o Verbo o poder do Criador e o Átomo aquilo que o torna visível, Maya). Essa camada é a sede da bem aventurança.

- Segunda – INTELIGÊNCIA (Buddhi): São as eletricidades de campo magnético, manifestações da inteligência que determina o que é verdade. É a sede do conhecimento.

- Terceira – MENTE (Manas): É o corpo mental, composto pelos órgãos dos sentidos.

- Quarta – FORÇA VITAL (Prana): É o corpo de energia, composto pelos órgãos da ação (excreção, reprodução, locomoção, habilidades manuais e fala).

- Quinta – MATÉRIA DENSA: É o revestimento externo do Átomo, o qual sustenta este mundo visível.



O conjunto dos Átomos revestidos dessas 5 camadas é chamado de matéria inerte, constitui o reino inanimado (mineral). Quando a ação do Amor Divino torna-se suficientemente desenvolvida, começa a retroceder a ação de Maya (a ilusão material). Recolhendo a quinta camada, entra em ação a quarta, a força vital. Este estado os átomos envolvem-se mais estreitamente e aparecem como o reino vegetal da criação.
Quando a quarta camada é recolhida, os órgãos dos sentidos veem à luz, deixando aparecer o corpo mental. “Os Átomos então percebem a natureza do mundo exterior e, atraindo outros Átomos de natureza diferente, formam os corpos necessários para o prazer, e assim aparece na criação o reino animal”.
Quando o corpo mental (terceiro invólucro) é guardado, torna-se evidente o corpo da Inteligência (segundo invólucro). Sendo assim, o Átomo adquire a capacidade de definir o certo e o errado, tornando-se homem, a criatura racional da criação.
Quando o homem consegue recolher essa camada, cultivando o Amor Onisciente dentro de si, então a primeira camada (Coração) se manifesta e este passa a ser chamado de Anjo (Devata). Indo mais além e recolhendo também a camada do Coração, nada mais mantém o homem preso nesta criação das Trevas (Maya). “Ele então, torna-se liberto, um Sammayasi, o Filho de Deus, e entra na criação da Luz”. Abandonando a ideia de existência separada, unifica-se com o Todo.



Essa Unificação é a meta de todos nós e, esse “descascar” de camadas é o caminho. E não importar o quão longe você esteja, “uma longa jornada começa com o primeiro passo” (Lao-Tsé)



--------- Bruna Pinto



VEJA TAMBÉM




MEDITAR É MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ  IMAGINA
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2017/03/meditar-e-mais-facil-do-que-voce-imagina.html

VEJA O VÍDEO DESSE ARTIGO
https://www.youtube.com/watch?v=lOWQOXdOolQ



Comentários

Postagens mais visitadas