OS 5 ESTÁGIOS DA CONSCIÊNCIA




Segundo a tradição védica, a consciência humana passa por 5 estágios - obscuro, motivado, devotado e puro - rumo à unificação. Indo de materialista à Criadora.






No ESTÁGIO OBSCURO (que não quer dizer “mau”, mas sim, sem “luz”), o homem não consegue enxergar além do mundo físico. Para ele nada existe além da criação material. Por isso forma conceitos equivocados sobre si mesmo e a vida, causando grande sofrimento.

Mas... como o Todo é perfeito... nada permanece igual para sempre. A pessoa, no estado obscuro, vai sendo levada a ter vislumbres de uma consciência mais ampla; sua ideia de mundo material vai sendo aos poucos colocada em questão, mesmo contra sua vontade. 

Quando este assume que deve haver algo mais, além do que consegue compreender, passa para o ESTÁGIO MOTIVADO. Neste estágio, ele aceita existir verdade nas palavras sagradas e vai em busca de provas. Ele luta para descobrir a verdadeira natureza do universo, como um guerreiro. Assim, aos poucos, as pessoas descobrem que precisam umas das outras e o Amor surge no coração. Motivado por esse Amor e pelos estudos que realiza, aprende a concentrar a mente e descobre seu Eu Interior.

Quando a  compreensão dessa existência interior se torna natural e havendo a percepção de que as coisas externas nada mais são do que criações mentais, o homem entra no ESTÁGIO FIRME. Neste estado o ser “mantém-se submerso no rio sagrado, ele chega gradualmente a um estado feliz, em que seu coração abandona totalmente as ideias do mundo exterior e torna-se devotado ao mundo interior” (Sri Yukteswar – Ciência Sagrada).

A partir do momento que essa devoção interior torna-se o estado natural, a consciência entra no próximo estágio, o ESTÁGIO DEVOTADO. Aqui o homem é capaz de compreender a totalidade da ilusão do mundo (Maya), da qual ele mesmo é parte, bem como toda a criação.

Alcançada essa compreensão, a ilusão (ignorância causadora de todo sofrimento) não tem mais poder sobre ele. O coração/consciência torna-se PURO, sendo capaz de apreender a Luz Espiritual, a Substância Real do Universo, o Todo. Nesse estágio, purificado, não só reflete a Luz,  mas também a manifesta; Torna-se Cristo, o Salvador, e está apto para entrar no Reino de Deus. 

“Neste estado, o homem compreende que nada mais é do que uma simples ideia efêmera repousando em um fragmento do Espírito Santo Universal de Deus, o Pai Eterno” (Sri Yukteswar – Ciência Sagrada). Assim abandona a ideia de existência separada, do eu individual, tornando-se Um com o Todo. Compreendendo, assim, que nada mais existe além do seu próprio Eu.

--------- Bruna Pinto

VEJA O VÍDEO DESTE TEXTO E COMPARTILHE NO YOUTUBE



VEJA TAMBÉM













CONFIRA NOSSOS VÍDEOS NO YOUTUBE
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/p/videos.html

Comentários

Postagens mais visitadas