SANTO ÓCIO
Descansar é tão bom! Sombra e água fresca. Os pés pra cima...nada para fazer...ficar à toa...sem produzir, sem consumir...Mas dá uma culpa...um sentimento de inutilidade...
Somos ensinados que quem não produz (algo rentável), quem desfruta do ócio, é vagabundo, é alguém sem valor. E todos queremos ter algum valor, não é mesmo?
O velho ditado diz: "cabeça vazia, oficina do diabo".
Por isso desde cedo enchem nossa cabeça de coisas e nosso tempo de atividades. Não importa muito o quê, mas tem que estar fazendo algo.E fazemos a mesma coisa com nossos filhos. Não podemos respirar sem ganhar dinheiro ou outra coisa qualquer.
Esse é o motivo das pessoas acharem que meditar é muito difícil. Não conseguem parar a mente, e nem o corpo. Há um certo incômodo em ficar um certo tempo com a cabeça vazia. Será medo de que o diabo vá lá fazer sua oficina?
Mas o que acontece é exatamente o contrário. Com a cabeça/mente limpa, leve, o "diabo" não tem com o que trabalhar. Ele gosta mesmo é de cabeças cheias. Esse ditado só se faz verdadeiro se por "diabo"entendermos "ideias contrárias ao sistema", aí sim! Uma cabeça vazia tem espaço para avaliar bem as situações e as circunstâncias, e tirar conclusões e soluções baseadas na sua própria e real felicidade. Isso vai contra o sistema. Ele não quer pessoas felizes e resolvidas, portanto ficar à toa não pode ser opção.
Nesse fim de ano resolvi ficar uns dias à toa (de trabalho), em casa mesmo, e senti essa culpa. Um medo de perder meu espaço no mercado... Então respirei fundo e meditei. Percebi meu ego lutando para ficar no comando, para não sair da linha de frente, para não perder o lugar no topo, querendo manter o status. Affff! Fica quietinho ego! Não preciso ser a melhor ou a mais interessante, preciso só ser eu mesma. Se sinto que preciso descansar, descanso! Se sinto que preciso produzir, produzo! Se quero dançar, danço. Se quero falar, falo. Calar, calo. Ficar, fico. Ir, vou. Isso, claro, com bom senso e respeitando meus limites e dos outros.
O corpo precisa de descanso, a mente também. Tudo o que existe tem seus ciclos, precisamos conhecê-los e respeitá-los.
Então gente, tirem um tempo para ficar à toa e descansem. Isso não é perder tempo...é ganhar! Você voltará às atividades renovado, com a "cuca fresca", cheio de vigor e criatividade. Como eu!
-------- Bruna Pìnto
LEIA TAMBÉM

ESSE É O FIM DO MEDO
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/10/tudo-o-que-existe-temuma-funcao.html

DESOBEDIÊNCIA
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/07/nao-e-possivel-ser-obediente-o-tempo.html




Comentários
Postar um comentário