DARWIN X BÍBLIA



Darwin e Moisés devem se remexer no túmulo a cada vez que suas queridas teorias são colocada em questão:  “Não é possível que ainda acreditem que Deus criou o mundo em 6 dias, com todas as espécies já formadas. E isso há somente 6.000 anos!” diria um e "Realmente é uma coisa milagrosa!", diria o outro.

Isso se forem verdade!

Mas meu amado Darwin, te digo que sua teoria é tão “teórica” quanto a de Moisés. A única diferença é que hoje a Teoria da Evolução das Espécies está tão difundida e agrada tanto aos cientistas, que é considerada uma “verdade”, mesmo sem comprovação científica. Com certeza, daqui a um tempo, aparecerá uma teoria que superará esta e a colocará em descrédito, assim como os evolucionistas fizerem com a criação bíblica.
Antes do advento da ciência moderna a teoria criacionista era amplamente aceita, ninguém ousava questionar o “poder de Deus”. Após o mundo conhecer o famigerado método científico, com todo seu rigor e aparente neutralidade, a certeza de que Deus (aquele cara barbudo, com seu cajado na mão e sentado no seu trono no céu) criou tudo com um passe de mágica,  pôde ser questionada. As pessoas eram em sua maioria espiritualistas e após passaram a ser materialistas. Foram de um extremo ao outro, sempre nesse movimento pendular. Ora uma coisa, ora outra. Isso é o que as filosofias orientais chamam de dualidades. Acredita-se que só um lado da moeda seja o certo. Enquanto os lados se acharem opostos e lutando pela verdade, haverá brigas e questionamentos sem fim. E novas teorias surgirão, e mais outras e outras, cada uma se achando A verdadeira. Assim como fazem as religiões.

É preciso entender que tudo isso – evolução e criação, bem e mal, certo e errado, etc – é , no final, parte de uma mesma estrutura e que um completa o outro, um é referencial do outro. Um não existiria sem o outro.
Para mim tudo é válido e segue seu propósito. Sem brigas, sem certezas absolutas, mas com aceitação. Cada um compreende a vida de uma forma. Enxerga o mundo a partir de seu próprio reflexo. Por mais científico ou sagrado, certo e absoluto que possa parecer, as teorias sempre serão reformuladas. Pois a ciência é uma construção histórica e a religião uma construção humana. 

“Conhece-te a ti mesmo” e verá que nada externo é tão verdadeiro!

---------- Bruna Pinto




LEIA TAMBÉM


DA INDIFERENÇA AO AMOR UNIVERSAL







O MEU DEUS OU O SEU?









A ÁRVORE DO PODER ESPIRITUAL

Comentários

Postagens mais visitadas