EDUCAÇÃO EMOCIONAL
Emoção é a reação física desencadeada pela percepção de si mesmo, do outro ou do ambiente. Por exemplo, quando encontramos pessoas amigas nos sentimos felizes e relaxados; quando nos deparamos com inimigos nosso corpo reage com rigidez muscular e aceleração cardíaca.
Essa reação emocional varia de acordo com a nossa visão das coisas. O grande problema é que nossa "visão" pode estar distorcida por algum condicionamento passado e, com isso, deixamos de ver a realidade e projetamos nossos sentimentos na situação ou no outro. (ver postagem anterior "A casa dos mil espelhos"). Alguém que se sente inferior, verá em todos ameaças e, em consequência seu corpo estará sempre tenso e reativo. A arrogância é a reação de quem tenta esconder seu sentimento de inferioridade.
Esses sentimentos e emoções quando não trabalhados podem acarretar diversos malefícios ao longo da vida, desde físicos até sociais. Por isso é tão importante desenvolvê-los; por isso é tão necessária a educação emocional. Pessoas que conseguem administrar suas emoções lidam melhor com as adversidades e desenvolvem um convivência harmoniosa onde quer que estejam.
Podemos definir educação emocional como "o processo de desenvolvimento de habilidades de relacionamento interpessoal"(Klênia de Carvalho). Esse desenvolvimento depende de como enxergamos a nós mesmos, pois é a partir desse olhar que vemos tudo ao redor. Os filósofos já diziam desde a antiguidade: "conhece-te a ti mesmo".
Hoje existem cursos e treinamentos que nos ajudam a aprender mais sobre nossas reações emocionais e como lidar com elas. Acredito que esse assunto deveria ser acrescentado ao currículo escolar, assim as crianças aprenderiam sobre seus sentimentos e a controlar suas emoções. Isso evitaria uma quantidade enorme de distúrbios psíquicos, relacionais e de aprendizagem.
Segue o link para um site bem interessante sobre esse assunto, lá vocês poderão esclarecer mais detalhes e quem sabe até participar de alguma aula...
Comentários
Postar um comentário