MOVIMENTO PENDULAR - OSHO
Vivemos em um mundo de extremos. Existe no ar uma compulsão por comida, bebida, compras e sexo. A sociedade de consumo estimula esses comportamentos. Somos estimulados a fazer, fazer e fazer e aqueles que são contra esse padrão, fazem de tudo para fazer diferente, fazer diferente, fazer diferente. Uns estimulam exageradamente o ego enquanto outros querem anulá-lo completamente. Estamos sempre indo de um extremo ao outro, hora lá hora cá, sem nunca parar, como um pêndulo. As pessoas ou comem demais ou fazem regimes loucos; elas ou bebem muito ou não colocam uma gota de álcool na boca; ou fazem exercícios físicos exageradamente ou não levantam do sofá pra nada.
Osho fala sobre isso no seu livro "Faça seu coração vibrar", segundo ele, o problema não é a comida,a bebida, o exercício, ou o sexo, ou o ego; é o gasto de energia desnecessária para se manter nesse vai e vem incessante. O problema é não parar. Estão sempre forçando para ficar no extremo.
Talvez esse pensamento venha lá de Newton que afirmou que o universo é como um grande relógio, consequentemente é preciso estar sempre em movimento para que esse relógio não pare. Talvez pensem que se parar esse movimento, se o relógio parar, será o fim. E realmente será o fim. O fim do desespero, da correria, das batalhas. Quando o pêndulo do relógio pára no centro, não precisa fazer mais força, não precisa mais lutar. NO CENTRO É CALMO.
Quando nossa mente está centrada, nos sentimos leves, equilibrados. Nos alimentamos, nos exercitamos, nos divertimos, fazemos sexo, controlamos nosso ego, mas não estamos obcecados por isso. Nesse estado conseguimos olhar o mundo com outros olhos, conseguimos enxergar a beleza da vida, pois temos espaço e tempo para nos deliciar com cada momento e a existência se torna repleta de alegria. Viver é extasiante!
------------ Bruna Pinto
LEIA TAMBÉM
A ÁRVORE DO PODER ESPIRITUAL
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/10/a-arvore-do-poder-espiritual.html
LIBERTE-SE, VÁ ALÉM E VIVA CONSCIENTEMENTE!
http://soufeliz-sim.blogspot.com.br/2016/06/liberte-se-va-alem-e-viva.html
Um artigo interessante :)
ResponderExcluirNo entanto, lembro que Osho dizia também que "a inteligência é uma resposta criativa do momento". Por isso, certos exageros ou generalizações dele devem ser ouvidas, vistas e lidas no contexto em que foram ditas.
Se é verdade que NORMALMENTE a generalidade das pessoas oscila entre extremos, nem o fazem sempre nem sequer em tudo. Na realidade, consciente ou inconscientemente todos buscamos o Equilíbrio constantemente :)
Buda, para essa parte subjetiva da Vida, nas quais não existem Verdades absolutas, mas sim individuais, criou o " Caminho do Meio" :)
Isso mesmo Renato, é através dessas respostas criativas do momento que vamos encontrar o nosso "caminho do meio", elas devem ser ouvidas sim, quando são autênticas. Elas vão nos levar até o "centro" de que Osho falou. Onde não se faz força para ser como é, onde não há luta dentro de si mesmo. Grande abraço.
ExcluirIsso mesmo Renato, é através dessas respostas criativas do momento que vamos encontrar o nosso "caminho do meio", elas devem ser ouvidas sim, quando são autênticas. Elas vão nos levar até o "centro" de que Osho falou. Onde não se faz força para ser como é, onde não há luta dentro de si mesmo. Grande abraço.
Excluir